AÇÃO E REAÇÃO
Muita gente dentro das práticas de Bruxaria, acreditam em alguma lei universal de retorno de acordo com nossos atos. Alguns desconsideram qualquer ideia semelhante.
Não há muito consenso quanto a isso e alguns alegam que isso é apenas um conceito cristão. Porém a teoria de uma lei natural e inevitável que retorna para nós tudo que diz respeito aos nossos atos é mais antiga que o próprio Cristianismo, inclusive dentro de culturas que nada tinham a ver com o Cristianismo, viajando pelos séculos desde aproximadamente 4000 anos antes da era comum (ou A.C. se preferir).
Alguns Bruxos simplesmente não acreditam. Acreditam que podemos fazer tudo sem consequência algumas, alguns vão mais longe e dizem que as consequências se fazem apenas mediante culpa.
O conceito de uma lei universal de ação e reação é vista até mesmo na Ciência moderna (3ª Lei de Newton). Era inclusive aceita pelo grande gênio Albert Einstein. No Universo essa lei é infalível e diz que toda ação executada recebe uma reação contrária de igual força, intensidade e caráter. Ou seja, se você der um soco em uma parede equivalente a 30kg, a parede te devolve o mesmo impacto na mesma proporção quando atingida pela mão.
O que muita gente confunde é o Karma, conceito antigo e bem difundido, com Carma (ou mesmo Karma) usado pelas linhas de pensamentos esotéricas. Nas linhas esotéricas há uma mistura dos conceitos de karma e dharma, o que causa grande confusão quando falamos no assunto. No Esoterismo, o Karma é uma dimensão em espaço-tempo, onde fica tudo o que fazemos de bom ou ruim e de acordo com isso, uma lei universal faz com que tudo que fizemos de bom ou ruim retorne a nós, seja por provações, seja por acontecimentos. Se você bate em alguém, no momento certo você receberá isso de volta, levando uma surra ou sofrendo a mesma dor, ferimentos e todo o sentimento que fez o outro passar. No Esoterismo fundiram o conceito de dharma, que são um conjunto de ideias religiosas e filosóficas de um padrão adequado de comportamentos.
Ao contrário do que muitos pensam, o conceito de Karma não se aplica às práticas espíritas kardecistas e pouco falada na Umbanda. Para eles a lei maior é a vontade de Deus e tudo é subjugado a quantidade de amor aplicada e afinidade, evolução espiritual, ou seja, se nós evoluímos e aprendemos o certo, podemos não precisar passar pelo mesmo mal que causamos. Bem mais ampla do que outras linhas cristãs, como a neoprotestante que acredita que nada de mal retorna quando depois do batismo, aceitação de Jesus e um pedido de perdão a Deus, além do arrependimento. No Catolicismo todo o mal feito irá ser julgado no Juízo final, porém alguns ainda acreditam no retorno antes mesmo disso.
Na Bruxaria o conceito de karma é muito mal compreendido pela maioria e o mais conhecido é o conceito esotérico, que pouco tem a ver com o conceito original. O conceito original inclusive está intimamente ligado às práticas e cultos hinduístas e suas divindades.
A Lei de Retorno, muito falada entre Bruxos, nos diz o mesmo, que tudo que fizer será devolvido de igual forma. Para algumas vertentes pagãs e sistemas mágicos, muito é considerado que tudo pode ser feito e nada irá contra. Se for feito, não há com que se preocupar, pois nada irá nos julgar e nos punir por nossos atos. Algumas linhas não admitem a ideia de uma divindade, quanto menos uma divindade que puna. Menos ainda uma lei natural que faça isso. Outros admitem que tudo que for feito, foi possível por consentimento divino, então não há punição.
Em religiões como Hinduísmo, Budismo e Jainismo existe o conceito de Karma. O conceito de Karma nestas religiões diz a mesma coisa: toda ação tem uma reação igual e no sentido oposto. Ou seja, se mandamos, fazemos, pensamos, vivemos, proporcionamos algo de bom para o outro ou para o mundo, uma lei universal faz com que isso retorne a nós da mesma forma. Se você ajuda uma pessoa hoje, amanhã pode precisar e receber a ajuda. O Karma seria uma fábrica onde o produto produzido é resultado do ingrediente usado, onde nós mesmos somos obrigados a usar o produto. Se colocamos carne, comemos carne. Se colocamos carne e vegetais, não importa o formato, o gosto, o cheiro, vamos comer carne com vegetais.
Na Bruxaria o conceito pode variar muito, atingindo mesmo um caráter triplo, ou seja, a Lei Tríplice. Esta diz que tudo que você fizer para alguém ou algo através da magia (alguns aderem o conceito até mesmo fora da magia) retornará a você um determinado número de vezes: Alguns consideram 3 vezes a intensidade (por exemplo, na Wicca) e outros 9 vezes (3 vezes o 3 quando empregado ou Lei Nônupla).
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Dê sua opinião.