SIMBOLOGIA NAS CIÊNCIAS
(ps: se apontar aquela curiosidade, pesquise pelas imagens)
Sim, ciências atuais só pelo fato de serem praticadas até hoje ou por terem sido regulamentadas (como a Enfermagem, por exemplo). Mas são tão antigas que se perde as contas.
A questão que me chamou a atenção foi o fato de muitos símbolos usados por ciências praticadas até hoje, inclusive formando grandes profissionais, tem como símbolo algum que tem sua origem ou base em alguma cultura pagã, seja em ritos, cultos, culturas....
Muito interessante que isso mostra que o Paganismo num detalhe ou noutro influencia até hoje com grande importância na cultura mundial atual.
Símbolos como da Medicina, Farmácia, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, por ai vai.
Uma coisa interessante é o símbolo chamado Caduceu, muito relacionado ao Ocultismo e Magia, pertence as Ciências Contábeis. Mas o símbolo do Caduceu (relacionado à Hermes/Mercúrio) é mostrado de duas formas. Com um bastão com um globo na ponta ou com uma forma circo-retangular (parece um chapéu pirata) com o símbolo que lembra um pouco o naipe de Paus ou Espada (do baralho) no centro. Em alguns este bastão parece até mesmo um punhal apontando para baixo.
As relações são tão marcantes, com um simbolismo tão interessante e muitas vezes tão bonito que nos faz refletir sofre estas influências pagãs. Lembrando que estas ciências algumas datam até milhares de anos antes do nascimento de Cristo como a Matemática.
Lógico que nem todas que colocarei aqui tem relações com culturas pagãs em sua simbologia, mas possui uma simbologia interessante e muitas vezes lembra alguma coisa do Paganismo Antigo. Mas uma simbologia acaba por se basear na simbologia de outra ciência, por exemplo, o símbolo da Fisioterapia possui alguns aspectos do símbolo de ciências médicas diversas.
Uma cidade de Portugal chamada Póvoa de Varzim possui como símbolo-brasão da cidade uma imagem com uma simbologia muito bonita.
Âncora : Símbolo da Segurança no Mar
Cruz e Rosário : Representativos da grande Fé dos povos da Região
Sol e Lua : Elementos sempre presentes na vida dos Pescadores
Póvoa de Varzim é uma cidade antiga, de milhares de anos, até mesmo muito antes de Cristo nascer já era povoada. Possui tradições firmes e muito interessantes, até mesmo na questão de Magia. Possuíam uma forma de escrita usada principalmente pelo povo pesqueiro. Chamada de Siglas Povoeiras ou Masseiras (Masseira é um tipo de agricultura cultivada unicamente no mundo nesta região de Póvoa de Varzim).
PS: pesquise outros como "Freguesia de Fafe" e "Santo Tirso"
A questão das simbologias de representação de diversas ciências nos remete muitas vezes a um passado muito distante e muitas vezes a ícones e culturas antiguíssimos da humanidade.
O símbolo de representação da Medicina é um chamado Bordão de Esculápio, um símbolo da Grécia Antiga que representava cura de doentes através da Medicina e relacionado a Astrologia. A figura remete a um bastão (geralmente de madeira, lembra até uma varinha mágica rsrs) envolto por uma serpente. A serpente tem sua ponta da calda voltado para o lado esquerdo e a cabeça para o direito. Este símbolo é a representação do Deus da Medicina Asclepius, posteriormente chamado Esculápio.
Bordão de Esculápio:
"O Bordão de Esculápio simboliza as artes curativas, combinando a serpente, cuja mudança da pele é símbolo de renascimento e fertilidade, com o bastão, símbolo da autoridade digna do Deus da Medicina." Fonte: Wikipédia
Já o Caduceu, relacionado com as Ciêncas Contábeis, foi relacionado a Medicina graças a um editor renomado chamado Johan Froede no século XVI ter pegou o Caduceu como representação de sua editora, que por sinal publicava artigos sobre Medicina com créditos a Hipócrates e Aetius de Amida. Outros editores na Inglaterra e EUA começaram a usar tal símbolo relacionando-o com a Medicina, ajudando assim a difundir a relação medicina-caduceu.
O Caduceu também tornou-se símbolo de representação do Departamento Médico da armada americana, simbolizando e identificando não-combatentes. Mas em vários lugares do mundo na área médica militar usa-se ainda o Bordão de Esculápio (ou Asclépio).
Tanto o Caduceu como o Bordão de Asclépio possui diversas modificações representando diversos órgão e sociedades médicas. Por exemplo a Associação Paulista de Medicina o bastão foi trocado por uma espada. Da Escola Paulista o bastão é o próprio tronco de uma árvore. Da Sociedade Espanhola de Medicina do Trabalho, o bastão sai e entra uma chave inglesa como símbolo do trabalho.
Muito relacionado com a Medicina em geral, o Caduceu é mesmo muito usado por hospitais.
FISIOTERAPIA
Com uma similaridade com muitos símbolos ligados a medicinas diversas. Trata-se se duas serpentes (como do Caduceu de Hermes) envolvendo um raio, que trata-se da nossa coluna.
FÁRMACIA
O símbolo desta ciência tem origem na Grécia Antiga também, é representado com uma serpente enrolada em uma taça com a cabeça virada para baixo. A cobra é o poder e a taça a cura. Também uma referência sobre o que vem da questão veneno e antídoto, ou mesmo que às vezes do veneno é que tira-se o antídoto e por ai vai.
OPTOMETRIA
Ramo da Oftalmologia que tem o Caduceu, mas em vez de um Globo temos um olho. Optometria estuda a capacidade da visão, ou seja, mede a visão do paciente.
NUTRIÇÃO
Um brasão com um escudo e no interior uma balança com uma, adivinhem... uma serpente enrolada. Sob o escudo ramos acredito eu que de folhas de louro, ou talvez de oliveira.
MEDICINA VETERINÁRIA
Adivinhem novamente... está aqui o Bordão de Esculápio, símbolo da Medicina e sob ele uma letra romana V ("ve") envoltos por um hexágono. Novamente vemos aqui um símbolo que representa os lados positivo e negativo do Ocultismo, também podendo ser a representação tanto do céu como na terra, em cima e embaixo.
PSICOLOGIA
Um símbolo pra lá de interessante... dentro de uma elipse (círculo oval) está aqui mais uma variação do Caduceu. Mas aqui a representação da elipse é o espelho, ou seja a alma. O Caduceu numa versão um tanto interessante, pois não temos aqui um bastão e sim algum tipo de suporte ou base com dois "chifres" saindo deles formando assim um tridente. Que por sinal é símbolo de Poseidon, Rei das Águas, e água relacionada com que?? Heim? Com a cura.
Olhe como as serpentes ficam bem de frente como se fossem o reflexo uma da outra.
ODONTOLOGIA
O símbolo é só uma adaptação do Bordão de Esculápio. As mudanças ficaram para o bastão que foi substituído por um pedaço de madeira com a ponta de baixo mais fina que a ponta cima, lembrando assim um dente. A serpente para variar está presente.
DIREITO
Aqui sim há aquela grande confusão. Muitas divergências existem sobre quem realmente é a Deusa que representa o símbolo do Direito. Nesta simbologia vemos uma deusa segurando uma balança e uma espada. Com a mão direita segura a espada e com a esquerda uma balança com dois pratos.
As versões começam por Dikê, deusa filha de Zeus e Thémis. Thémis é a deusa guardiã dos juramentos e das leis dos homens, portanto relacionada com o Direito e à Justiça. Dikê é a deusa do julgamento e da justiça, vingadora de violações das leis. Na mitologia romana sua correspondente é a deusa Iustitia.
A espada aqui representa a força e a balança representa a igualdade de direitos. Dikê é representada com olhos bem abertos, enquanto Iustitia dos romanas com olhos vendados.
Há até quem diga nesta confusão que a Deusa seria Atena, por ser esta a Deusa da Justiça. Mas está é a deusa da justiça sim, mas nas guerras e nas disputas.
Aliás qual seria a deusa então? Dikê, segundo estudiosos de Direito, apesar de muitas assimilarem Thémis. Talvez pela associação de Dikê coma vingança como meio de fazer justiça.
ZOOTECNIA
Poe exemplo a Zootecnia atual assimilou um símbolo composto por uma engrenagem e dentro desta a letra Z e um trevo de três folhas (também considerado um presente dos deuses oferecidos com símbolo de graças, não que a Zootecnia assimile este conceito, não tenho esta informação).
ENFERMAGEM
Uma lâmpada (aquela do Aladin mesmo, não a incandescente que usamos) envolto por umaaa..... serpenteeee. No meio a Cruz de Malta, antigo símbolo da Medicina. Já a simbologia da Lâmpada eu nem faço ideia o que quer dizer.
PORQUE A SERPENTE?
Bom mitologias em volta deste animal não faltam. Mas no caso das ciências diversas, relaciona-se com o mito do Deus Asclépio (Esculápio) onde ele mata um serpente com um bastão de madeira. No mesmo lugar onde matara a servente nascia outra no mesmo lugar (assim do nada), mas esta outra serpente trazia em sua boca uma erva que seria assim o antídoto contra seu veneno.
Uma das simbologias do Bordão de Esculápio da Medicina, pelo fato da serpente ter a ponta do rabo virado para o lado esquerdo já na parte de baixo no fim do bastão e a cabeça dela virada para o lado direito no topo do bastão, tendo a serpente como símbolo da morte e até mesmo da sobrevivência em sua simbologia, podemos entender que esta posição da cobra refere-se também ao fato de um médico responsabilizar-se por seu trabalho desde o nascimento de um paciente até sua morte, do seu adoecimento até sua cura e por ai vai... gente pesquisem... é fantástico e pode acrescentar muito para nós na Magia em geral. É importante (muito mais para quem usa oráculos, sonhos e intuições) para entendermos muito mais o simbolismo das coisas... para que possamos melhor compreender aquilo que nos é passado através de sinais e simbologias.
FONTES: Wikipédia e sites diversos
RESUMO
Todas estas simbologias pagãs já causaram muito alvoroço em muitas profissões. Muitos evangélicos protestantes já reclamaram e já se negaram a usar estes símbolos como representação de suas profissões pelo simples fatos de suas origens pagãs, em especial Medicina e Direito.
Em minhas pesquisas me deparei com um médico evangélico protestou contra o uso (não ouvido, claro). Dizia ele que tais símbolos deveriam ser banidos das profissões, em especial da Medicina.
A verdade é que muitos se sentem incomodados, mas mal sabem que muito da cultura pagã antiga está tão fortemente impregnado em nossas vidas (inclusive na Bíblia judaico-cristã) que nem mesmo são mais notados.