MENU TOP

sábado, 19 de janeiro de 2013

Fé - Onde começa?

 

 
"A fé nada mais é do que crer em alguma idéia (geralmente passada por outros) sem ter meios materiais de comprovação. Não há meios científicos para comprovar o que e como é a fé e sua eficácia. Não pela ciência que conhecemos deste mundo.
 
A fé começa quando adquirimos uma idéia passada pelos outros como sendo algo necessário e bom. Ela é implementada com uma necessidade de que a esperança em algo torne-se realização. As religiões são a causa principal da fé, desde que a religião começou com cerimônias fúnebres simples. Ensinamentos dos maiores mestres da humanidade estão cheios de controversas em meio a ensinamentos de puro sentido de humanidade.
 
Mas porque a grande maioria não disse o que deveria ser dito claramente, em vez de parábolas e enigmas que só confundiram muita gente e deu abertura para infinitas interpretações pessoais? Li um livro esta semana que dizia que isso era para que nos fizessem buscar nosso meio individual de evolução. Mas não seria mais útil expôr os ensinamentos "ao pé da letra" em vez de nos afundar num mar de dúvidas.
 
As controversas, as dúvidas, as lacunas.. tudo deixa um gosto de "quero mais". Isso nos faz aprofundarmo-nos nos estudos. A consequência disso tudo misturada ao costume cultural de termos que ter uma opinião formada sobre tudo, cria a fé. Ou você acredita ou abandona o que aprendeu. Quando você acredita em algo, mas sem algo palpável ou incontestável em mãos, você acaba se subjulgando a ter fé.
 
A fé ativa mecanismos não só espirituais, mas mecanismos físicos, faz nosso organismo liberar várias substâncias benéficas no nosso organismo, por exemplo a seretonina e substâncias que lutam até contra radicais livres.

A nível epiritual pode ativar atividades benéficas em nossos chacras, elevar os níveis vibracionais de nossas energias e criando barreiras contra influências maléficas diversas.
O ser humano tem por natureza uma incapacidade de usar todo seu potencial físico e mental por questões evolutivas ainda. Mas em momentos de muita pressão, estresse ou grande necessidade ele simplesmente deixa fluir, às vezes até sem intensão, forças e atitudes que geram realizações e conquistas que normalmente não consegue.

A fé é uma ótima catalizadora desta força oculta, não por menos que há casos de curas aceleradas que a Medicina atual simplesmente não sabe explicar.
 
Fico chocado e horrorizado vendo a corja de pastores-lobos que hoje vemos pipocando aos montes pelo país todo e que se utilizam da fé para enganar, estorquir e se auto-promover se auto-proclamando os donos do milagre. São tão ingênuos na verdade, mal sabe onde vão parar com isso. O que chamam de inferno será pouco, porque pior do que aquele que mata é aquele que fere uma alma inocente carente de amor e verdade.
 
Resumindo a Fé tem seus altos e baixos, mas devemos ter o dissernimento de saber como usá-la. Não basta só ter fé, assim como não basta ter fé em qualquer coisa. Muita gente diz ter fé em coisas que elas nem sabem o que é. Não estudam, não pesquisam, não perguntam... acham que é só ter fé e pronto. Não confunda fé com esperança. A esperança gera a fé. Você ter esperança que vai comprar um carro é uma coisa, não se pode ter fé nisso. Você compra o carro e cadê a fé? Acaba ai? Vai gerar outra fé agora? Não! A Fé se tem naquilo que lhe serve para vida toda, ter esperança de que aquilo vai te levar sempre por certo caminho, fará você sempre ter certas atitudes, fará você ter amor, compaixão, amizade e fará você proclamar a paz aonde for.
 
Nunca se esqueça a Fé se auto sustenta. A esperança nos dá força nas batalhas, mas a Fé nos faz vitoriosos na guerra. Confie na sua crença e nos seu panteão, não deixe que os desvios da vida também te desviem do seu caminho de conquistas!"

Guto Zardy

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê sua opinião.