MENU TOP

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CUIDADOS COM ERVAS

 
 
 Acredito que nem todos cultivem ervas em casa. Porém esta é uma prática comum entre muitos bruxos(as) e se torna com o tempo cada vez mais gratificante. Infelizmente onde moro não tem muito espaço e acredito que muitos também tenham este problema. Vou aqui trazer algumas dicas para o plantio, manejo e colheita das ervas.

Plantio e cultivo:

Plante onde há alguma incidência da luz solar, respeite o espaço de cada planta plantando as semente/mudas com espaço mínimo de 20-30 cm entre elas ou plante em vasos separados. Para vasos separados, respeite a qualidade da planta em crescimento, ou seja, plantas que crescem mais precisam de mais espaço. Use terra fofa e pesquise sobre que tipo de terra ou mistura irá usar. Sempre limpe a terra tirando outras sujeiras que não ajudarão a planta em nada e também ervas daninhas. Se você plantar no quintal procure moldar e organizar bem o canteiro para evitar coisas como erosão. Sempre retire e jogue as folhas doentes e manchadas. Procure plantar na Lua Crescente. Para regar, respeite a qualidade de cada planta (por exemplo, a babosa não precisa ser regada todo dia) e procure regar antes que o Sol esquente demais ou depois que já refrescou um pouco no fim da tarde.

Adubação

Não use nunca adubos químicos. Procure estudar sobre cada espécie e use adubagem natural. Você pode até criar um espaço só para o cultivo do adubo e inclusive cultivar minhocas quando não em espaços muito abertos, pois podem atrair pássaros. Misture terra com restos de alimentos como cascas, folhas, pó de café (moderado), casca de ovo esfarelada, entre outros. Procure se informar bem sobre as plantas e identificar se o plantio de uma pode ajudar no plantio de outra.

Repelentes naturais de insetos

Você pode encontrar receitas caseiras pela internet. Uma que conheço (mas nem todo mundo gosta de usar) é usar fumo. Uma colher daquele fumo de corda (vendido geralmente em casas de artigos nordestinos) em um a três litros de água. Esfarele o fumo e mexa para espalhar bem e deixe curtir por 3 dias. Coe e use um borrifador. Colocar pó de café (já usado que sobrou no coador) na raiz ajuda, mas evite usar o pó caso você adoce a água antes de coar o café. Use-o já resfriado. Para acabar com pulgões-brancos, uma aliada é a dócil joaninha, então sempre que encontrar uma perto da sua casa, guarde-a e solte-a em sua horta, pois ela se alimenta dos pulgões.

Coletas

Evite dias chuvosos ou período muito quente do dia. Procure as primeiras horas depois que o Sol nascer e começar a esquentar (7 a 8hs). Colha antes de regar as plantas e evite colhe-las muito molhadas. Procure colhê-las na Lua Cheia, evite Minguante e Crescente.

Secando

Não seque ao sol, a não ser que sua prática peça isso. Seque à sombra e se quiser pode colocar uma redinha (daquelas verdes compradas em casas agropecuárias ou de material para construção) para evitar insetos. Deixe secar o tempo necessário com paciência e só guarde quando já estiver bem seca e quebradiça. Não use secagem ao fogo de forma alguma.






 Preparando os potes

Sabe aquele pote de vidro que você ia jogar fora? Aproveite-o! Use uma panela bem funda, onde possa cobrir todo pote com água. Forre a panela com um pano dobrado e coloque a água. Coloque o pote bem lavado e aberto e tente tirar todo ar dele para que mantenha-o afundado, evitando que ele ou o pano flutue. Coloque para ferver por um período de no mínimo 15 minutos. Pode deixar uma outra panela com um pouco de água para ferver junto para caso precise acrescentar mais água na esterilização do pote. Nunca coloque água fria direto na panela onde está o pote. Após esterilizado deixe-o secar e escorrer de boca para baixo sobre um pano seco e limpo. Algumas pessoas usam micro-ondas colocando um pano encharcado dentro do pote (não coloque a tampa no micro-ondas se for de metal) e ligue na potência máxima por 10 minutos (use o pano bem encharcado mesmo). É mais prático, mas acho menos eficaz.
 


 Organizando

Em papelarias é fácil encontrar etiquetas adesivas de várias cores. Geralmente vem em caixas tamanho A4 ou menor com algumas folhas com vários adesivos e não costuma ser caro. Compre e intitule os potes com nome das ervas e organize. Além de bonito, deixara o espaço bem perfumado com o cheirinho das ervas. Nunca é demais lembrar que o local onde ficarão os potes devem sempre estar limpos e que seja um lugar arejado onde não pegue luz solar intensa. Se usar uma colher para pegar alguma erva, lave-a apenas com água mesmo seque-a bem antes de usá-la para pegar outra erva. Isso evita contaminação de uma para outra caso houver.

Espero que gostem das dicas.
Se você possui uma opinião e quiser acrescentar fique à vontade. Esteja à vontade também se acreditar que alguma informação está incorreta. A verdade é que aprendemos muito com as plantas e esta é uma ligação das mais reais e intensas com a Natureza. Vamos aproveitar este presente dada por nossa Mãe Gaia. Muitas bruxices à todos! :)
 
Guto Zardy